O EVENTO MAIS ELETRIZANTE DO HIP HOP ( SOURCE AWARDS 1995 )
O The Source Awards de 1995 foi realizado no Paramount Theater, em Nova York, em 3 de agosto de 1995. O evento foi um dos mais importantes e infames na história do hip-hop. A cerimônia acirrou as tensões entre as comunidades de hip-hop da Costa Leste e Costa Oeste, provavelmente catalisando os assassinatos de Tupac Shakur e Biggie Smalls nos dois anos seguintes. Transmitido nacionalmente, o show também piorou o pânico moral da América sobre a influência do rap e do hip-hop em sua juventude.
A comunidade de hip-hop da Costa Leste foi representada pela Bad Boy Records, liderada principalmente pelo produtor Sean Combs e seu talento principal, Biggie Smalls, enquanto a Costa Oeste foi representada pela Death Row Records, liderada principalmente pelo produtor Suge Knight e seu talento principal, Tupac Shakur. No entanto, Tupac estava preso na época do The Source Awards de 1995, e (apesar de alguma tensão anterior) não se esperava conflito particularmente no show.
A primeira hora foi principalmente de celebração, com longos medleys tanto da Bad Boy quanto da Death Row, embora um distúrbio notável tenha sido a recepção dada ao OutKast pela maioria pró-Costa Leste na plateia (o show sendo realizado em Nova York). Vaiados por ganharem o prêmio de Novo Grupo do Ano, André 3000 do OutKast respondeu à multidão em seu discurso de aceitação: "O Sul tem algo a dizer!". Isso provou ser um momento galvanizante para o hip-hop do Sul, que há muito buscava se distinguir de suas contrapartes da Costa Leste e da Costa Oeste.
Um golpe mais sério foi desferido por Suge Knight, em seu discurso de aceitação pelo Melhor Trilha Sonora de Filme do Ano, anunciando: "Qualquer artista por aí que queira ser um artista, e quer permanecer uma estrela, e não quer - e não terá que se preocupar com o produtor executivo tentando aparecer no vídeo, em todos os discos, dançando - venha para a Death Row!". Isso foi claramente uma provocação à tendência de Sean Combs de improvisar nos discos de seus clientes e aparecer em seus vídeos, e isso antagonizou a plateia pró-Costa Leste.
John Singleton, um dos apresentadores do próximo prêmio, Produtor do Ano, tentou aplacar a murmuração e as vaias da plateia, declarando: "Temos que acabar com toda essa dissensão entre a Costa Leste, Costa Oeste, Sul, Centro-Oeste no rap", mas sem sucesso. Dr. Dre, da Costa Oeste, foi anunciado como o vencedor, e foi acompanhado no palco por Snoop Dogg, mas a hostilidade da plateia levou Snoop a lançar um furioso discurso cheio de palavrões: "A Costa Leste não tem amor pelo Dr. Dre, Snoop Dogg e Death Row?!"
Com a tensão surgindo de várias formas ao longo da noite, alguns oradores tentaram o reaproximação, principalmente o próprio Combs. Ao apresentar o prêmio de Artista Solo do Ano, Combs anunciou: "Contrariamente ao que outras pessoas possam sentir, gostaria de dizer que estou muito orgulhoso do Dr. Dre, da Death Row e de Suge Knight por suas conquistas... e todo esse [conflito] entre a Costa Leste e a Costa Oeste, isso precisa parar. Então, vamos aplaudir todos da Costa Leste e da Costa Oeste que ganharam hoje à noite. Um amor." Snoop, ganhando o prêmio de Artista Solo do Ano, agora estava pacífico em seu discurso ("Estamos fazendo isso como jogadores agora... agora que fizemos da Costa Leste-Costa Oeste oficialmente um amor"), e Biggie, ganhando o prêmio de Álbum do Ano, evitou (a pedido de Combs ) inflamar a situação ainda mais. Na festa após o evento, realizada na boate Tunnel próxima, Knight e Combs sentaram-se brevemente juntos e conversaram diante das câmeras, e Knight negou que estivesse se referindo a Combs em sua provocação original, afirmando em vez disso ter se referido a Jermaine Dupri.
Apesar das tentativas de reconciliação, o The Source Awards de 1995 desencadeou uma cadeia causal de eventos hostis. Apenas um mês após o show, em setembro de 1995, o amigo próximo de Knight, Jai "Big Jake" Robles, foi morto a tiros na festa de aniversário de Dupri, enquanto entrava em uma limusine, com Knight acusando Combs de envolvimento no tiroteio. Em outubro de 1995, Tupac (libertado sob fiança) começou a interagir com a esposa separada de Biggie, Faith Evans. Em dezembro de 1995, Biggie aparentemente incitou seus seguidores a mirar no Tha Dogg Pound da Death Row enquanto o grupo filmava um videoclipe no Brooklyn (e assim em território da Costa Leste), levando tiros a serem disparados no trailer do grupo. Tupac lançou algumas faixas de desdém direcionadas de várias maneiras à Bad Boy, principalmente Hit 'Em Up em junho de 1996, direcionado principalmente a Biggie. Dentro de dois anos do The Source Awards de 1995, tanto Tupac quanto Biggie foram assassinados.